Como migrar seu servidor para a nuvem com segurança

O armazenamento em nuvem é mais seguro, rápido e dá maior acessibilidade. Muitas empresas já aderiram ao sistema, migrando o servidor e conseguindo otimizar trabalho e poupar a equipe de TI.
Neste post trazemos algumas dicas para que você consiga fazer o backup na nuvem do seu servidor com segurança, sem perder informações importantes. Acompanhe!
1. Faça um planejamento
Antes de fazer a migração para cloud, é importante listar os objetivos e como essa mudança será feita. Estabeleça um cronograma e identifique qual o impacto da transferência do servidor para todas as equipes.
Pode ser mais vantajoso migrar primeiro as ferramentas que demandam uma atenção maior da TI. Em outros casos, é mais interessante fazer essa transferência pelas aplicações mais simples. Tal planejamento vai dar uma visão clara do processo e ajudar a lidar com problemas.
Avalie as condições e necessidades da sua empresa e estruture como será feita a migração antes de começar a fazê-la de fato.
2. Considere a compatibilidade
Nem todas as aplicações podem trabalhar perfeitamente em cloud. Antes de fazer o armazenamento na nuvem, confira se o seu servidor é compatível e como ele vai funcionar nesse ambiente.
Em alguns casos, é necessário fazer algumas adaptações ou até mesmo considerar a troca do servidor por uma versão mais atualizada.
3. Realize testes de segurança
O maior desafio na migração do servidor é a perda de dados importantes ou sensíveis. Para evitar problemas, realize testes de segurança, colocando o sistema para rodar antes da implantação total e mantendo um back up externo do servidor.
Com isso, além de garantir o funcionamento do sistema e encontrar soluções para os problemas antes que a migração seja completada, é possível testar a eficiência do armazenamento em nuvem e a segurança dessas informações.
Se você pretende colocar o seu servidor na cloud, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!