Saiba como migrar de uma plataforma de e-mail corporativo sem traumas!

Atualizado: Out 6

Mudar de plataforma de e-mail corporativo exige atenção e planejamento. Entenda as principais preocupações e como realizar uma migração segura.





O mundo digital avança cada vez mais. Assim como ter um número de telefone móvel, ter uma conta em redes sociais e uma de e-mail é quase como ter um documento de identidade. Não há consumidor que não as tenha.


Isto significa que empresas se relacionam com seus consumidores através delas e, apesar das redes sociais serem fundamentais, principalmente as de mensagens instantâneas, como WhatsApp, o e-mail ainda tem sido o principal meio de comunicação entre ambos.


As razões são claras:


- É possível enviar e receber dados de forma segura;

- Guarda-se o histórico das tratativas e, muitas vezes, servem como provas legais;

- Permite maior interatividade ativa com o público alvo, através de e-mail marketing, envio de contas de serviços, alertas de aplicativos, relatórios, etc;

- Proporciona maior credibilidade nas tratativas;


Desta forma, plataformas de e-mail corporativo são fundamentais nos tempos atuais, permitindo que o relacionamento empresarial, tanto B2B quanto B2C, aconteça de forma mais efetiva.


E quando a plataforma de e-mail não está mais atendendo? O que fazer?


Numa situação desta, seja por redução de custos ou busca por uma plataforma mais aderente ao negócio, empresas precisam migrar de uma para outra e não perder o histórico, muitas vezes de anos de trabalho.


Neste momento é importante consultar um especialista, permitindo que uma migração de uma plataforma para outra aconteça da melhor maneira possível.

Migração Segura

Uma migração segura de ambientes de e-mail corporativo exige não só conhecimento técnico profundo sobre esta tecnologia, como entender realmente o que precisa ser migrado e o que pode ser descartado, melhorando a performance do processo e aproveitando e reduzindo custos, eliminando espaços desnecessários.


Não basta aplicar a utilização de uma ferramenta de migração, é preciso entender os ambientes distintos e executar um bom planejamento para isto.



O exemplo acima demonstra uma estratégia utilizada pela Inova Tecnologias para realizar migrações de ambiente corporativos para a Plataforma de e-mail OXMAIL.

Além disso, ela se utiliza de um bom planejamento, seguindo doze etapas, permitindo que a migração seja adequada. Veja como isto acontece:

1. PREPARAÇÃO

- Reunião de kick-off, alinhando pontos chaves de ambos os lados;

- Avaliações, mapeamento e planejamento;

- Definição do plano de migração.

2. COMUNICAÇÃO

- Informação para as áreas envolvidas sobre o plano de migração.

- Envio de documentação instrutiva, com fases do processo.

As 10 ações:

1. Importação inicial de perfis de usuários para a nova plataforma;

2. Teste funcional e de pré-carga de dados;

3. Pré-carregamento de dados de correio;

4. Teste de integração e simulação;

5. Importação final de perfil e habilitação de aprovisionamento duplo;

6. Mudança de tráfego (web, IMAP / POP e SMTP);

7. Teste de migração de usuários beta;

8. Provisionamento de novos usuários no OXMAIL;

9. Migração de dados de todos os usuários;

10. Exceções e tarefas pós-migração.



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A Inova Tecnologias atua com plataformas de e-mail há 25 anos e possui larga experiência na migração de ambientes corporativos de e-mail.


Consulte um especialista e entenda como ela pode auxiliar no seu processo.


Saiba mais em https://www.inova.com.br/migracao-segura


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